terça-feira, 1 de novembro de 2011

Santo Amaro do Maranhão - Lençóis Maranhenses - setembro 2011



Até pensei em escrever um pouco sobre São Luis do Maranhão que foi minha primeira parada da viagem, porém capital é capital seja onde for, muita desigualdade escrachada, medo da violência dos próprios moradores, sujeira, muita gente, muito carro, tudo que todos conhecem, tem uma praias bem bonitas, gostei muito de algumas coisas, a noite é legal, o reggae a música popular e é um lugar praticamente legalizado, mas gostei principalmente das pessoas que conheci lá, em especial os meninos do Ceuma (moradia estudantil da UFMA) que me abrigaram numa boa e muito bem, saudades dos poucos dias que fiquei lá...


Mas vou direto pra minha primeira parada dos Lençóis Maranhenses. A especial cidade Santo Amaro do Maranhão. Saindo de São Luis você pode pegar vans ou ônibus na rodoviária mesmo. Como sou uma pessoa que não se programa muito fui pra rodoviária num horário que consegui ir, acho que umas 9hs da manhã e tomei o ônibus, perguntei pro motorista: Pára em Sangue né? Sim, pára sim. E fui.

Sangue é o povoado que tem que parar na estrada pra pegar o 4X4 pra chegar em Santo Amaro e é única forma de se chegar lá. Dormi a viagem toda, umas 4hs, e de repente o motorista grita SANGUE! e pára o ônibus coloca minha mochila no chão e aponta pro outro lado da estrada - ali tá? Eu com sono, um puta sol de rachar, olho no relógio: meio dia e meia, olho pra um lado... pro outro... nada, só sol! do outro lado da estrada um singelo bar sem ninguém. Atravesso procuro alguém pra me atender demora um pouco e aparece um tiozinho. Pergunto: - aqui que passa o carro pra Santo Amaro? Ele: - é sim! Iiii mas acabou de passar umas 11hs! agora só 4h da tarde!

Pois é, só saem carro de manhã depois só o último que é esse horário (16hs), só que ninguém te fala isso em São Luis, depois descobri que só indo de van pra chegar a tempo de pegar os carros da manhã! Bom, pessoa de férias não se estressa então falei o jeito é esperar numa cadeira dura as 3 horas e meia... Eu: – E serve almoço aqui? – Ele: Não! Tem essas bebidas e esses salgadinhos. Eu: - Então me vê uma Brahma!

O que mais eu podia fazer naquele calor? Sei que até dormi bastante na cadeira esperando... depois de algumas horas o tiozinho veio conversar comigo e aos poucos toda sua família, muito legal. As crianças achavam incríveis as tatuagens, algumas até vindo passar a mão no meu braço. O que continuou quando o carro finalmente chegou e fui só com povo morador de Santo Amaro mesmo, um monte de crianças lindas que depois que viram que eu era simpática (hehe) puxavam papo e me perguntavam mil coisas. O trajeto durou umas duas horas de sacode sacode numa Toyota Bandeirante. Emoção! Até as mulheres que pegavam o transporte sempre tinham medo em alguns trechos.



Bom, Santo Amaro é incrível, pelo que vi e ouvi é a cidade mais perto de lagoas, é menos freqüentada por turistas, até pela dificuldade de acesso e pela infra que é bem simples. Restaurante tem um e tem dois carrinhos de lanche que revezam entre si nos dias de abrir. Tudo fecha cedo, não se acha internet fácil, as pousadas são simples. Pra mim? Ótimo! Adorei!!! Cheguei a ir a pé em uma lagoa, não muito longe, menos de uma hora, o problema é a parte das dunas, areia fofa, braaaanca e o sol de rachar o côco. Mas quando chega naquele paraíso... nossa! Qualquer esforço vale a pena! A “Lagoa da Gaivota” acho que foi a paisagem natural mais linda que vi na vida, a água é maravilhosa pra mergulhar, macia, temperatura perfeita, transparente. Inexplicável! O povo é muito legal, você fica amigo em minutos, de noite não há muito o que se fazer e ficava com amigos sentada na calçada conversando, virou rotina nos 3 dias que fiquei lá... de repente eles estavam batendo na porta do meu quarto pra me acordar pra sair, também fiz um casal de amigos que depois encontrei em Parnaíba, casal legal hein? O paulista e a menina de Natal. Em Santo Amaro os passeios são mais baratos, os lugares mais vazios, não se encontra grandes grupos tipo CVC nos roles. Fiz bastante coisa por lá. Um dia num passeio uma das Toyotas atolou no rio, só eu tava na cabine cansada já de pular, o carro entrou num buraco e a água começou a subir, subir, fiquei de pé no banco e o motorista olhava pro cara do lado e tranquilamente falava: E agora? Hahaha. Uma calma que contagiava. Até que o caroneiro desceu entrou na água e ficou empurrando pra trás o carro. Os casais atrás rachando. Tudo bem no final...

Lá fiquei numa casa por $35 a diária com um super café da manhã (Hospedaria Lagoa Azul). Muito tranqüilo, na verdade é uma casa que você fica num quarto com um banheirinho pra você, aí o resto é da casa, sala, quintal, você come na mesa com a família. Muito legal, é uma família temporária, bate na porta pra ver se você já acordou e quer sair, se quer comer, quando fui embora ainda a dona falou: Foi um prazer te hospedar... Que gracinha!!!





Um comentário:

  1. Nossa quero ir aí com você mana! Que lugar!!
    - Ve uma Brahma aí foi clássico!! gargalhadas hahahah
    T.amu

    ResponderExcluir